sexta-feira, 26 de junho de 2009

















GESTAR II - 2ª AULA - 09/06/2009 -
FORMADORA Marli S. Kreutz
Entre a primeira e a segunda aula

Gente! Que susto! 30 professores para participar do curso de Língua Portuguesa. Faltavam materiais. Buscamos junto ao MEC. Conseguimos. Estamos aí!

"Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar."

Carlos Drumnond de Andrade


A partir das questões respondidas, ocorre uma discussão em duplas, socializando e comentando respostas e escolhendo palavras chaves para responder e falar sobre: O que esperamos do GESTAR II Língua Portuguesa.

Depoimentos dos professores:

1) O que você espera do GESTAR II?

Espera-se que o GESTAR II seja um programa de apoio didático - pedagógico que viabilize o educador a inovar o seu dia-a-dia em sala de aula.
(Vera Lúcia Rempel e Clair Teresinha Traesel Angst)


Que seja um espaço de reflexão, pesquisa e discussão de nossa prática em sala de aula. Aprofundar/ampliar os conhecimentos a fim de melhorar a realidade da educação.
(Irami Terezinha Dietz)


Aperfeiçoar e adquirir novos conhecimentos dentro dessa área, bem como criar uma proposta de trabalho coletivo, participativo e interativo, voltado à realidade dos educandos.
(Alice Schaefer Haubert e Ana Regina Krein)


Espero que este curso traga mais conhecimento, subsídios para enriquecer as aulas, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio- cultural.
(Ana Carmem Philippsen Führ)

  • Apresentação dos materiais;
  • Apresentação do TP3 - reflexões através de slides da unidade 9 e 10, discussões de conceitos com imagem da unidade 9, sobre conceitos de trabalho;
  • Aplicação das oficinas;
  • Socialização dos trabalhos - debates intensos - muito boa participação e envolvimento de todos os professores nos trabalhos em grupo e na socialização;


Produção de receitas


"Escreve o que fizestes
para que os outros,
também,
percam o medo
e se lancem ao rio"
Valéria Fraga Roman

Obs.: Na próxima aula os professores entregarão as produções escritas de receitas.


Encaminhamento das atividades de casa

  • Leitura da unidade 11 e 12 do TP3;
  • Avançando na prática - aplicando algumas atividades em sala de aula com os alunos da 5ª a 8ª série, do TP3 ou AAA3 das unidades 9 ou 10.
  • Trazer relato sobre aplicação da aula;
  • Observar as reações dos alunos;
  • Próximo encontro 30/06/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário