sexta-feira, 17 de julho de 2009

GESTAR II AULA III - 30/06

No dia 30/06 estavam presentes em aula 21 (vinte e um) professores cursistas.

Num primeiro momento ocorreu a socialização de todos os trabalhos dos professores referente a aplicação das aulas em sala de aula nas escolas onde atuam.

Alguns depoimentos de alunos e professores:

“Os alunos amam quando se fala que vamos aplicar aulas do curso. Tem alunos que não se cansam dos conteúdos, pedem mais atividades, mais textos, mais temas para casa.”

Profª. Maira Lúcia Lenz


Produção Receita pelos professores cursistas

“Receita

Schake Estimulante para aula

Ingredientes:

1 mochila de boa vontade.

1 estojo de temperos.

10 cadernos de limites.

3 ½ sacos de paciência para saber ouvir.

1 sala cheia de amor.

1 caixa de clips.

Modo de preparar:

Misture a boa vontade e os sacos de paciência na mochila até adquirir consistência. Depois retire, adicione o tempero e todas as doses de amor. Misture tudo muito bem. Acrescente o limite necessário. Fixe com um belo clips, distribua para a turma e saboreie.”

Profª. Vera Lúcia Rempel

Profª. Janete Marschall Stumm

Profª. Clair Teresinha Traesel Angst

“Foram formadas duplas para realizar as atividades.

Os alunos receberam o texto, que foi detalhadamente analisado e comentado. Baseados nas figuras e palavras constantes do texto, os alunos responderam as questões propostas.

Na correção, observou-se que houve perfeito entendimento e compreensão do texto, pois responderam as questões de forma satisfatória.

Notou-se a satisfação dos alunos em desenvolver esta atividade sobre este gênero publicitário, confirmando-se esta através da avaliação dos mesmos.” Prof. Wilson Neuberger

Depoimentos de alunos referente à aula 4 da unidade 9: “Discutindo a função da imagem nos anúncios”, pp. 26-27:

“ Na minha opinião é importante trabalharmos sobre a função da imagem nos anúncios. Muitas vezes vemos anúncios imagens que parecem não ter sentido, mas, com as aulas como esta, aprendemos a interpretá-las com clareza e relacionar as imagens com o que estiver escrito no anúncio.”

“A foto que está na folha está mostrando pneus e ao mesmo tempo uma mão, isso significa que a Pirelli está preocupada com a segurança das pessoas, pois a Pirelli criou pneus mais fortes, resistentes e que dão mais segurança. A mão de pneus que a Pirelli montou é para mostrar as pessoas que esses pneus são bem seguros e que tem alta qualidade. A Pirelli está realmente preocupada com as pessoas e a mão já mostra tudo. Ta com pneus Pirelli, está com Deus, seguro, não precisa se preocupar tanto em furar o pneu, pois eles são mais resistentes que os normais, confiar na Pirelli é a melhor coisa que você irá fazer, pois ela se preocupa com você.”

“A aula foi divertida, e as questões que fizemos foram fáceis. Esse modo de estudar imagens é boa, porque faz-se uma discussão sobre o assunto do enunciado. Por isso podemos ter mais aulas com esse modo de estudar.”

“A aula de sexta-feira, dia 19/06/09, foi muito boa, pois estudamos de um outro jeito, em duplas e discutindo as imagens nos anúncios. Essa aula nos ensinou muita coisa, como a imagem de uma propaganda aumenta a venda, a marca destacada em imagens, etc. Na nossa turma com certeza todos gostaram desse jeito de estudar. Por isso pedimos ao senhor professor se você poderia dar mais aulas desse modo de estudar.”

“A aula foi boa e tivemos um questionário que foi fácil e fizemos em grupo. Estes tipos de aulas são muito boas para entender imagens que passariam despercebidas. Aprendi que muitas grandes empresas usam através de imagens como o produto é. Por exemplo: Uma marca de pneus botou 4 pneus significando uma mão fechada, significando segurança, força, garra, controle, etc. Seria bom termos mais aulas com imagens significando os anúncios.”

Alunos da Escola Municipal São Sebastião – 6ª série



De Fato Educação

Ingredientes:

1 punhado de adolescentes de vários tipos.

1 docente tamanho grande.

4 paredes e uma cerca.

Livros, muitos.

1 escola bem equipada.

24 horas de paciência.

Salário tamanho pequeno.

5 anos, no mínimo, de boa faculdade.

Modo de preparar:

Misture todos os ingredientes, menos o salário, e adicione vontade à vontade. Mantenha o fogo sempre baixo e não tenha pressa. Mexa você mesmo e não passe a colher para ninguém outro. Não faça movimentos bruscos para não desmanchar os ingredientes, pois eles devem aumentar de volume após 4 horas de mexe-mexe. Após duas horas de fogão, adicione o salário, só para não queimar. Quando a panela estiver cheia desligue o fogo. A receita rende duzentas porções ao ano.

Prof. Eloi Engel – Alunos da 6ª série da Escola Leopoldo Ost

Relatórios da Professora Janete Marschall Stumm

Relatório Nº 1

Reconhecendo gêneros textuais

Aula 1 – Página 15 a 19 – Unidade (AAA3 – Versão do aluno)

Turma: 7ª D – 27 alunos. Escola Leopoldo Ost

Após lidos os textos passou-se para a identificação do gênero dos textos lidos. Os alunos tiveram dificuldades para identificar os gêneros. Somente após várias interferências da professora os alunos identificaram os textos como diário (texto I) e propaganda (texto II).

Os alunos se envolveram nos trabalhos em trios para responder as questões dadas. Porém, em alguns grupos houve dispersão e os alunos conversavam sobre outros assuntos e isto dificultou o aprofundamento do tema.

Na hora da plenária, houve muito debate, pois nas respostas dos grupos aconteceram contradições. No texto I, alguns não concordavam que a meninas queriam parecer mais velhas do que realmente são e que os meninos não se importavam de aceitar no grupo meninos mais novos.

No texto II, num primeiro momento, pareceu que o assunto não era do interesse e da realidade do aluno. Porém, aos poucos, forma relatados casos de abuso sexual de menores e chegou-se a conclusão que também, aqui em Santo Cristo e região, precisamos estar atentos a este tipo de problema.

Percebeu-se, que há a necessidade de trabalhar mais os gêneros textuais. Os alunos até acostumados a trabalhar com diferentes tipos de textos (o próprio livro didático é rico neste sentido), mas os alunos tem dificuldades para classificar estes textos.

Relatório Nº 2

Seqüências tipológicas: o tipo injuntivo

Seção 2 TP3 – Página 110 a 112 – Unidade 11

Turma: 7ª - 30 alunos. Escola Leopoldo Ost

Inicialmente foi feita uma revisão oral sobre os tipos de textos (narração, descrição, dissertação, injunção e predição) que já havia sido trabalhado pela professora titular em aulas anteriores. Em seguida, colocou-se as ilustrações no quadro e os alunos fizeram os desenhos nos seus cadernos e conseguiram identificar com facilidade que os textos eram do tipo injuntivo. As atividades 1, 2 e 3 sugeridas no livro da atividade número 7 foram realizadas oralmente e a questão 4 e também as questões da atividade 8 e 9 foram feitas no caderno em duplas e após foi feita plenária. Os estudantes se envolveram bem nos trabalhos e gostaram das atividades propostas. Porém, estranharam um pouco porque a aula foi desenvolvida por outra professora. Os estudantes comentaram que a nomenclatura “injuntivo” causou estranheza quando iniciaram os estudo na aula anterior, porém agora este termo já estava incorporado no seu vocabulário.”

Relatório da Professora Vera Lucia Rempel

Relato da Aula Prática

Turma: 8ª série – Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost

“Esta segunda aula prática desenvolveu-se a partir da unidade 11, seção 2, do livro TP3. O objetivo da aula foi caracterizar as seqüências tipológicas – injuntivas e preditivas. Os exemplos ilustrativos na introdução foram fundamentais para a motivação e conversação. Estes exemplos conduziram a uma excelente participação e serviram de referência para a lembrança de outras situações comunicativas semelhantes. A placa “Não pise na grama”, inferiu por exemplo, outras do tipo injuntivo, como: “cuidado com o cão!”, “não fume”, “animais na pista”, etc. Posteriormente os educandos transformaram alguma seqüências injuntivas imperativas para uma forma de pedido, solicitação ou pergunta coerentes com a mesma situação. Em seguida, a partir de das situações, produziram seqüências lingüísticas do tipo injuntivo para iniciar textos (orais e escritos). Os educandos usaram de muita criatividade e interesse também nesta atividade.

Obs.: Uma educanda comentou: “a gente usa muito este tipo de texto no dia-a-dia, mas não sabíamos qual tipo de texto que era.”

“Consciência não é um espelho da realidade, simples reflexo, mas é reflexiva e refletora da realidade”. Paulo Freire

Continuamos trabalhando TP3

Pontos Relevantes da Leitura Unidade 10, com aplicação oficina. Trabalhamos idéias centrais de todo TP3 em Power Point.

Logo após foi apresentada a proposta de elaboração de um projeto por Escola de referência INTERDISCIPLINAR. Apresentamos todos os passos para elaboração de um projeto.

Em seguida os professores cursistas reuniram-se em grupos, por escola, para iniciar a elaboração de um projeto para ser apresentado nas Escolas a todos os professores e para sua posterior aplicação de forma interdisciplinar.

Com isso podemos dizer:

“A força é maior quando estamos juntos.” Realmente o envolvimento foi muito bom em todo o trabalho desenvolvido. Saímos felizes da aula III do GESTAR II.

Um comentário:

  1. Essas aulas estão d+: Vamos mudar o perfil dos educandos após tanta paixão pela educação.
    Abraços
    Laerte

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