sexta-feira, 17 de julho de 2009

Aula GESTAR II Aula IV 07/07/09

No dia 07/07 estavam presentes em aula 22 (vinte e dois) professores cursistas.
Num primeiro momento ocorreu a socialização de todos os trabalhos dos professores referente a aplicação das aulas em sala de aula nas escolas onde atuam.


1. Segue abaixo alguns relatórios/ trabalhos e depoimentos de alunos.

- Relatório Nº 1
- Poesias produzidas por alunos da 5ª série da Escola São Sebastião
O trabalho escolhido para as aulas de Língua Portuguesa, nos dias 02, 03 e 07 do mês de julho, foi as duas versões do Escritor Monteiro Lobato, na clássica fábula da Cigarra e da Formiga, originalmente criada por Esopo, um escritor da Grécia Antiga.
Primeiramente, foi estudado um pouco sobre a vida do Escritor Monteiro Lobato. Em seguida foi lido as duas versões da fábula “A Cigarra e as Formigas”. A formiga boa e a formiga má, como também o poema de La Fontaine. Após foi analisado e comentadas as duas formas lingüísticas, sobre os conceitos de trabalho da cigarra e da formiga. Foi também feito a atividade 9 do livro TP3 como também, foi realizado uma pesquisa sobre fábulas.
Feito isso, cada aluno reescreveu uma das fábulas.
O trabalho mais interessante foi escrever e montar um poema, focalizando a semelhança no tema e a diferença na composição lingüística.
Professora: Lucia Ziembowicz



Trabalho Aluna: Taine Vanessa Geilden 5ª série
“A Cigarra e a formiga
A cigarra como sempre
Cantiga na mente
Alegrava a formiga
Que se fazia de amiga
Passou o verão a cantar
E sem esperar
O inverno chegou
O tempo piorou
A cigarra despertou
E agora José?
Como ficarei em pé?

Na formiga correu
Para escapar do frio
E encher a barriga
De comida
Que era da formiga.

E assim pode esperar
O inverno passar
Com a amiga formiga
Cantar a cantiga”

Trabalho Aluna: Kelli Brummelhaus – 5ª série
“A Cigarra e a formiga
Era uma vez uma cigarra
Que alegre cantava
E com isso formiga se alegrava
Enquanto ela cantava
Todo mundo se alegrava
E o inverno se aproximou
E o frio chegou
A cigarra se espantou
A cigarra bate na porta
A formiga vem atender
Num gesto como quem e emporta
A cigarra tem muito de aprender
A formiga lhe abrigou
A história feliz ficou.”


Aluna: Andressa – 5ª série
“A cigarra e a formiga
Certa vez uma cigarra
Que cantava com garra
Ficou muito feliz a cantar
Para todos alegrar

A formiga trabalhava
Enquanto a cigarra cantava
Sem se preocupar
Com o verão
Que rapidamente iria passar

O inverno chegou
A cigarra com frio ficou
Correu na casa da formiga
Da qual era muito amiga

A formiga falou:
- Você que cantaste
Para alegrar minhas tardes
Merece aconchego
E um bom sossego.”


- Relatório Nº 2
- Relatório do desenvolvimento da atividade realizada junto aos alunos da 6ª série, dia 01/07/09, momento em que foram analisadas as duas versões da fábula A cigarra e as formigas – a formiga boa e a formiga má.
Inicialmente, foi feito um comentário sobre fábulas, tipo de texto muito apreciado pelas crianças, pelo fato de todas gostar de animais.
Em seguida, foi fornecido ao aluno o texto “A cigarra e as formigas, a formiga boa” (p. 36 do TP3 – unidade 9), feita a leitura do mesmo; a seguir foi fornecido o texto: “A cigarra e as formigas, a formiga má” (p.37). A exemplo do texto anterior, foi feita a leitura e discussão deste.
Após comentários, foram apresentadas as questões constantes no livro, que foram realizadas satisfatoriamente pelos alunos.
Os alunos foram instruídos a fazer uma avaliação, comentário sobre a aula.
A culminância do trabalho deu-se dia 06/07/09, momento em que os alunos pesquisaram na Internet sobre fábulas, principalmente as de Esopo. Posterior elaboração de uma fábula.
Wilson Neuberger

Depoimentos de alunos da 6ª série referente à aula do dia 01/07/09, onde foram analisadas e estudadas as fábulas “A Cigarra e as formigas – versões: A formiga boa; A formiga má”:


“Numa aula com o professor Wilson estudamos, lemos e aprendemos sobre fábulas.
Eu adorei esta aula, era divertido, aprendemos como as pessoas devem ser e como não devem ser.
Lemos textos: a formiga boa e a má: Devemos ser sempre pessoas boas porque sempre seremos mais amadas. Se nós formos ruins, seremos odiados por todos. Devemos ajudar quem precisa, nunca deixar uma pessoa de escanteio. Como a formiga boa, que deu um bom exemplo: mas a má já se jogou fora, não deu apoio a quem precisa.”

“Eu achei interessante o jeito que nós estudamos as fábulas. Eu gostei bastante dos textos porque mostramos o nosso dia-a-dia. No texto mostra como as pessoas são boas e más. As pessoas boas trabalham para ajudar as pessoas (o próximo).
As pessoas más trabalham para si mesmo sem ajudar o próximo. Então esses textos mostraram como uma aula pode ser diferente e também mostrou como as pessoas são por dentro e por fora.”

“Existem pessoas que gostam de trabalhar com bom humor e pessoas que trabalham só para acumular dinheiro.
Mas de vez em quando, bate uma pessoa pobre, sem dinheiro, que você nunca ouviu falar, você vai deixar entrar? Ou vai deixar ela na rua?
E se você deixá-la entrar, ela pode roubar você ou pode ser uma pessoa do bem.
O que você faria?”

“Esta atividade mostra que no mundo existem pessoas boas e pessoas más. Atividade interessante, lemos e fizemos as atividades.
Adorei e quero fazer esse tipo de atividade de novo.”

Produção textual feita por Everton – Aluno da 6ª série – Escola São Sebastião

O lobo e o sapo que botava ovos de ouro
Era uma vez um sapo que era muito rico porque ele botava ovos de ouro.
Este sapo tinha um vizinho que era muito pobre, o Lobo Mau.
O sapo morava numa mansão bem grande e ele não precisava fazer nada, só comer e botar ovos de ouro.
O lobo morava numa casa bem pequena e cheia de buracos só tinha grama e Chapeuzinho Vermelho para comer.
Um certo dia o Lobo Mau decidiu raptar o sapo para ganhar dinheiro com seus ovos.
Então o Lobo foi raptar o sapo, só que a Branca de Neve apareceu para impedir e matou a Branca de Neve apareceu para impedir o Lobo, mas o Lobo foi mais rápido e matou a Branca de Neve, pois devorou-a, pegou o sapo e saiu correndo para escapar dos Sete Anões.
Na saída da mansão o Papai Noel estava passando com seu trenó. Então o Lobo subiu no trenó, apontou um arma para a cabeça do Papai Noel e mandou ele ir para a casa da Vovozinha.
Algumas quadras antes da casa da Vovozinha, ele mandou o Papai Noel parar. O Lobo deu um tiro na cabeça do Papai Noel e jogou ele num terreno baldio, com seu trenó, e foi a pé para a casa da Vovozinha. Chegando na casa da Vovozinha, fez ela refém.
Algumas semanas depois, quando o sapo já tinha botado muitos ovos de ouro, a CIA e o FBI chegaram na frente do Lobo entregar a Vovozinha e o sapo.
O Lobo então pediu um helicóptero para fugir e daí iria entregar os reféns.
Eles entregaram o helicóptero. Ai ele botou o ouro no helicóptero, entregou os reféns e fugiu. Comprou uma mansão e uma ilha deserta e o resto do ouro ele investiu em outras coisas, ficou rico e contratou a Cigarra para cantar só para ele.

- Relatório – aula 6 – unidade 11 – Caracterizando a dissertação (pp. 71-73) do livro “Gêneros e tipos textuais – AAA3”.
Num primeiro momento, comentamos sobre nossa alimentação. O tema alimentação é bem sugestivo para dissertar.
A seguir, foi fornecido aos alunos o texto “Vida inteligente entra pela boca”, de Frei Beto, extraído do livro “Te cuida”.
Além de analisar o tema, observou-se a estrutura da dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
As atividades propostas foram realizadas com bastante interesse e dedicação.
Aos alunos ainda foi solicitada uma avaliação sobre a aula.
Foram lidos vários outros textos dissertativos.
Como culminância, os alunos elaboraram uma dissertação, com tema (entre vários sugeridos) à escolha de cada aluno.
Wilson Neuberger


Depoimentos dos alunos da 8ª série referente à aula 6 – caracterizando a dissertação (pp. 71-73 do AAA3 – unidade 11):
“A aula sobre dissertação foi muito boa. Podemos ter mais aulas sobre dissertação, porque, a dissertação com certeza ajudará a nós nos próximos anos. Aprendendo a fazer uma dissertação, podemos melhorar o nosso estudo de cada dia.
A dissertação é a explicação de um fato, dando a sua opinião.”

“Na aula nós lemos um texto sobre a alimentação, as pessoas estão comendo muita porcaria, elas não pensam em comer, algo que faça bem, ou melhor, elas comem só o que elas mais gostam. Devemos comer mais verduras, é isso que faz bem. Tem muitos pobres que não comem o que os ricos tem, mas são bem mais saudáveis que eles; quer dizer, a saúde dos pobres é de ferro, difícil de pegar doenças.
Então vamos olhar melhor para o que comemos, pois assim quem sabe teremos uma saúde muito boa, uma saúde que também seja como a da maioria dos pobres, de ferro, é claro que não precisamos só comer verduras e frutas, mas sim coisas que nos façam bem.”

“Foi uma aula na qual ampliamos nossos conhecimentos sobre dissertação. Acho que é importante sabermos que a dissertação não é um texto como outro qualquer, mas sim um texto em que o autor fala sobre um determinado assunto e expõe sua opinião. Ainda vimos que a dissertação pode ser expositiva, em que o autor apenas expõe idéias, ou argumentativa, em que ele também tenta fazer o leitor concordar com ele e mudar de opinião sobre o assunto ali tratado.”

“Veja que a mão humana é tremendamente cultural
Ela é fazedora,
Ela é sensibilidade,
Ela é visibilidade...
A mão faz proposta,
A mão idealiza,
A mão pensa e ajeita.
E eu faço ênfase
Nesses movimentos
Pelos quais o corpo humano
Vira corpo consciente.” Paulo Freire

Posso dizer que mais uma aula do Gestar II – Língua Portuguesa aconteceu em Santo Cristo. Muito bom!

“O ensino é como o vento; quando ele vem, te alivia.” Carlos Augusto da Silva

- Nesta 4ª aula Iniciamos os trabalhos do TP4 - Leitura e Processos de Escrita.
- Assistimos o filme “Narradores de Javé

Próxima aula 21/07/09

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