quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

RELATÓRIO DA 2ª ETAPA
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

DURAÇÃO: 5 horas

AULA VII – 2ª Etapa – 01/12/09 –TP2 e Unidade 24 TP6

1. Abertura da aula com a mensagem: Mães não morrem

2. Realizamos a socialização das aulas aplicadas nas escolas e mais uma vez ocorreu a troca de experiência entre todos os professores cursistas.
Também fizemos leituras – reflexões e debates sobre A arte suas formas e funções; A arte e cotidiano; As funções da arte.
Logo em seguida aplicamos a oficina da Unidade 8 sobre Linguagem figurada; A expressividade da linguagem cotidiana; Figuras e linguagem literária.
Além disso, trabalhos com textos de imagem projetadas na tela, com diferentes modos de leitura, compreensão e elaboração de textos.

3. Na aula ocorreram relatos sobre o desenvolvimento dos projetos nas Escolas.

4. Um dos projetos desenvolvidos nas escolas.


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO SEBASTIÃO
SÉRIES: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Janete Teresinha Schaefer (Educação Física, Técnicas Agrícolas, Técnicas Domésticas, Ensino Religioso, Educação Artística), José Alcides Schmitt (História, Ensino Religioso, Língua Alemã) Lucia Vier Ziembowicz (Língua Portuguesa, Técnicas Domésticas, Ensino Religioso), Margarida Henkes (Geografia, Ciências, Ensino Religioso), Videu Meyer (Matemática, Ciências), Vítor Rodrigo Weber (Matemática, Ciências), Wilson Luiz Neuberger (Língua Portuguesa, Língua Alemã).
COORDENAÇÃO DO PROJETO: Lucia Vier Ziembowicz e Wilson Luiz Neuberger
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 03 de agosto a 18 de dezembro de 2009.

2. JUSTIFICATICA:
Considerando-se as dificuldades apresentadas pelos educandos em relação à leitura e produção textual, sente-se a necessidade de induzir o educando e a comunidade escolar a sentir o gosto pela leitura e, consequentemente, produzir textos de melhor qualidade.

3. EMBASAMENTO TEÓRICO:
O Brasil é um dos países com menor índice de interesse pela leitura e alunos chegam às universidades sem saber redigir com clareza seu pensamento. Este fato nos afeta diretamente, pois somos profissionais da educação e devemos tomar algumas atitudes a este respeito.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro, de São Paulo, apenas 25% dos brasileiros entre 15 e 64 anos têm domínio pleno da leitura. Os 75% restantes são analfabetos (8%), ou não conseguem dominar plenamente a escrita e a leitura (67%).
“Leitura, (segundo ZILBERMANN, 1988, p. 18) é a interação verbal entre indivíduos e indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e com os outros”.

4. OBJETIVOS
a. Gerais – Conscientizar o educando e comunidade escolar de que a leitura é a maneira mais culta de enriquecer nossos conhecimentos.
b. Específicos –
i. Despertar o interesse por textos literários e não-literários;
ii. Saber relatar oral e/ou por escrito (ocasionalmente);
iii. Melhorar a interpretação e a escrita do aluno;
iv. Criar gosto pela leitura e escrita.

5. CONTEÚDOS
Leitura e escrita.

6. PROCEDIMENTO
Os professores definirão os tipos de textos a serem lidos pelos alunos, de maneira que, quando uma turma estiver lendo fábulas, por exemplo, outras turmas deverão trabalhar textos de outros gêneros literários, evitando possível falta de material.

7. RECURSOS
a. Humanos
b. Materiais – livros, revistas, jornais, folders, dicionários.

8. AVALIAÇÃO
A avaliação será constante e será considerada satisfatória se o aluno melhorar a sua leitura e escrita, bem como também adquirir gosto pela leitura.



9. CRONOGRAMA

1 aula semanal, conforme cronograma abaixo:
Dia 03/08/09 – segunda-feira - 1ª aula
Dia 10/08/09 – segunda-feira – 2ª aula
Dia 17/08/09 – segunda-feira – 3ª aula
Dia 24/08/09 – segunda-feira – 4ª aula
Dia 01/09/09 – terça-feira – 1ª aula
Dia 08/09/09 – terça-feira – 2ª aula
Dia 15/09/09 – terça-feira – 3ª aula
Dia 22/09/09 – terça-feira – 4ª aula
Dia 30/09/09 – quarta-feira – 1ª aula
Dia 07/10/09 – quarta-feira – 2ª aula
Dia 14/10/09 – quarta-feira – 3ª aula
Dia 21/10/09 – quarta-feira – 4ª aula
Dia 29/10/09 – quinta-feira – 1ª aula
Dia 05/11/ 09 – quinta-feira – 2ª aula
Dia 12/11/09 – quinta-feira – 3ª aula
Dia 19/11/09 – quinta-feira – 4ª aula
Dia 27/11/09 – sexta-feira – 1ª aula
Dia 04/12/09 – sexta-feira – 2ª aula
Dia 11/12/09 – sexta-feira – 3ª aula
Dia 18/12/09 – sexta-feira – 4ª aula


10. ANEXOS



Relatório dos promotores do projeto

Ao iniciar o projeto, foi decidido que os professores definiriam os tipos de textos a serem lidos pelos alunos, de maneira que, quando uma turma estiver lendo fábulas, por exemplo, outras turmas deverão trabalhar textos de outros gêneros literários, evitando possível falta de material. Dentro desta proposta está sendo desenvolvido o projeto.
De acordo com os depoimentos dos colegas professores, bem como dos alunos envolvidos no projeto, podemos afirmar que está sendo realizado com sucesso, dentro das expectativas iniciais.



Avaliações dos professores

O Projeto de Leitura vem despertando o gosto pela leitura em muitos educandos, pois é um momento especial para isso.
Durante estas aulas, constatei que quase todos gostam muito dessas leituras. Leram vários tipos de livros, tais como histórias em quadrinhos, piadas, contos e lendas, além de revistas informativas.
Em suma, é um projeto muito bom, com grande aceitação e que deveria existir sempre, pois é pela leitura que se adquire o conhecimento, é a porta de entrada para a aprendizagem.

Professora Margarida Henkes


Nas disciplinas de Técnicas Agrícolas, Técnicas Domésticas, Ensino Religioso, Educação Artística e Educação Física, era por mim temida certa rejeição e/ou inquietação dos alunos ao projeto, pois são disciplinas mais práticas.
Na prática da leitura, buscam-se assuntos relacionados aos conteúdos e/ou trabalhos que por eles estavam sendo individualmente ou em duplas pesquisados e, surpreendentemente o interesse, atenção e concentração dos alunos foi e é muito grande e isso demonstraram nos relatos orais e escritos.
Ao contrário do esperado, não houve reclamação por estar fazendo aulas de leitura nas disciplinas acima citadas.

Professora Janete Giehl



O projeto de leitura na escola é importante, pois faz com que o desperte o gosto pela leitura.
Nas aulas de Ciências e Matemática foi muito interessante porque desenvolvemos os mais diversos estilos de leitura, desde jornal, revista, histórias em quadrinhos, poemas, contos, crônicas, romances, entre outros.
Esta leitura, além de despertar o gosto pela mesma, desperta para a curiosidade e ajuda a desenvolver o raciocínio lógico do aluno, auxiliando na interpretação e resolução de problemas.

Professor Videu Meyer


O projeto de leitura é importante, pois desperta em muitos alunos o interesse pela leitura.
Muitos alunos que não liam, hoje estão lendo, talvez pela diversificação de textos em revistas, jornais e histórias em quadrinhos.
Pela leitura, muitos alunos começaram a escrever mais.

Professor José Alcides Schmitt


Percebendo-se que muitos alunos praticam pouco o hábito da leitura, nada melhor do que um projeto visando despertar o interesse por ela.
Este projeto está sendo desenvolvido na escola com uma aula por semana e verificou-se a sua importância, uma vez que os alunos realmente aproveitam este momento.
Cada aluno tem, até certo ponto, liberdade de opção sobre o que vai ler, fato que incentiva a leitura.
Enfim, está sendo muito válido e, com certeza, os resultados serão verificados ao longo da vida do aluno, pois num mundo cada vez mais excludente e competitivo, a correta interpretação dos fenômenos do dia a dia, faz-se necessária para formação de um ser social, crítico e realmente humano.

Professor Vítor Rodrigo Weber







Depoimentos dos alunos

No projeto de leitura aprendemos sobre vários assuntos. Tudo o que lemos, aprendemos. E como lemos muito no projeto de leitura, aprendemos muito sobre muitos assuntos. Enfim, o projeto de leitura fez com que o desenvolvimento dos alunos se elevasse.
O projeto melhorou a leitura e a escrita dos alunos de nossa escola. Portanto, dependemos da leitura para tudo, e o projeto está nos ensinando isso.
Lemos sobre muitos assuntos: fábulas, histórias em quadrinhos, jornais, revistas e muito mais.
Este projeto melhorou a vida pessoal e escolar de nós alunos e professores.

Andressa Rinker – 5ª série

Durante este ano foi e está se desenvolvendo um projeto de leitura na escola. Ele é muito bom para nós. Com as leituras aprendemos a escrever melhor. Quando estamos lendo, até parece que a gente está viajando mundo a fora.
Este projeto também nos ensina a ler melhor, quando as pessoas podem conquistar sonhos.
No projeto de leitura lemos livros de contos, poemas, fadas, jornais, etc. ele é muito importante para nossa vida.
Leia, estude, que você vai se dar muito bem.

Kelli Brummelhaus – 5ª série


Em nossa escola (Escola Municipal de Ensino Fundamental São Sebastião) são desenvolvidas aulas de leitura, sendo uma por semana.
O objetivo é melhorar e estimular a leitura dos alunos, lendo livros de vários assuntos.
É muito importante, não só interessante, como educativo, pois já deu para notar que a leitura melhorou muito.
Eu gosto muito, não só eu, quase todos os alunos gostam, colaboram muito, pois não é sempre que temos uma chance assim, ainda estando com professores. Assim que temos uma dúvida, ou uma palavra ou frase que não entendemos, pedimos ajuda a eles.
É muito bom, e espero que, assim, continuemos com essas aulas para melhorar nossa leitura.

Maiquel Eduardo Hammes – 6ª série

Eu acho as aulas de leitura muito boas, porque eu melhorei minha leitura e minha leitura. Aliás, todos melhoraram um pouco. Eu já não escrevo com tantos erros e nem gaguejo mais na leitura.
Cada semana tem uma aula de leitura. Eu gostei deste projeto.

Ana Cláudia Rodrigues da Silva – 6ª série

As aulas de leitura, para alguns, é só perda de aula. Mas, para mim, é uma aprendizagem a mais porque lendo, aprendo novas palavras, novas histórias, novos pensamentos e vou muito mais longe em criatividade.
Para mim, todas as aulas de leitura são bem aproveitadas, e assim me sinto bem porque ler não mata nem machuca, mas ensina de uma maneira diferente, que é com por cento fenomenal.
Essas aulas de leitura nos propiciam mais horas de leitura, quando aprendemos ou conhecemos histórias novas, diferentes.

Elisiane de Lima – 7ª série

As aulas de leitura são muito proveitosas, onde aprofundamos o nosso conhecimento sobre o mundo.
Lemos temas diversos e interessantes. A cada leitura uma nova descoberta.
Gostei muito, pois aprendi coisas novas e interessantes, que levarei para toda a vida. As coisas que aprendi são preciosidades, que devem ser bem guardadas.

Jéssica Taís Dilkin – 7ª série


O que eu poderia dizer sobre o Projeto Leitura?
Bem... ler é algo de que gosto muito, mas por falta de organização, acabo não reservando tempo para isto.
Adorei este projeto. Como era em aula, todas as turmas da escola lendo ao mesmo tempo, em silêncio, é possível prestar mais atenção no que se lê.
De tudo o que leio, tento tirar coisas boas, novas informações, melhoro minha forma de falar e escrever, até mesmo através de histórias divertidas.
Gosto de ler sobre vários assuntos, mas isto depende do meu humor e de minha inspiração. Mas guardo só o melhor que há no que leio, sejam contos, histórias de mistério, mitologia, aventura, reportagens em revistas ou nos gibis.
Enfim, ler é tudo de bom! Quem não lê, não cresce. Este projeto me ajudou ainda mais a crescer.

Analú Werlang de Camargo – 8ª série

Eu acho que o projeto leitura é muito importante e interessante, pois ler é muito importante, melhora nossa leitura e até mesmo a escrita. Lemos revistas como a Mundo Estranho e muitas outras, aprendemos coisas que nunca teríamos ouvido ou lido.
Eu acho que o Projeto Leitura deveria ser feito há mais anos, pois é muito bom para o nosso aprendizado.

Adalberto Hermann – 8ª série



7ª série em aula de leitura

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ZILBERMANN, Regina, Leitura em crise na escola: alternativa do professor, 2. edição. São Paulo: Ática, 1982

NETO, ANDREI. JORNAL ZERO HORA: Brasileiro lê sem entender. Porto Alegre, 09 de setembro de 2003



5. Depoimentos sobre Aplicação do projeto “Convivendo com a Poesia” aplicado na Escola Mainardo Pedro Boelhouwer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário