terça-feira, 22 de setembro de 2009

AULA Nº IX – GESTAR II
LÍNGUA PORTUGUESA - TP5 – Unidade 19

Profª FORMADORA – MARLI SCHMIDT KREUTZ

Data: 15/09/09 - Nº de alunos presentes 20


No nono encontro de formação continuada Gestar II de Língua Portuguesa a abertura da aula foi apresentação de uma mensagem “Mulheres”.
Logo após fizemos a apresentação de fotos e vídeos de apresentação de trabalhos dos alunos cursistas das aulas desenvolvidas até a presente data.
No terceiro momento fizemos um debate sobre o texto Iniciando nossa conversa para introdução da atividade e apresentamos em Power Point a síntese da Unidade e desenvolvemos atividades em grupo e socializamos as mesmas.
No quarto momento da aula ocorreu a socialização dos trabalhos aplicados em sala de aula nas escolas. Neste momento, percebe-se muito entusiasmo dos educadores através dos relatos que apresentam, por resultados obtidos em sala de aula e pelo envolvimento efetivo dos alunos nos trabalhos.

Relatórios de aula aplicadas aos alunos

1. Profª Janete Marschall Stumm para 5ª série C – Escola Estadual Leopoldo Ost
Coerência em textos não verbais
Aula 2 Página 50, 51 e 52 – Unidade 18 (AAA5 – Versão do professor)
Inicialmente foram dadas as imagens do texto A Bruxinha Atrapalhada fora de seqüência para os alunos ordenar. Em seguida, foi lido e comentado o: Conheça um pouco mais sobre a autora Eva Furnari..., e na seqüência os alunos fizeram as questões 1, 2 e 3.
Os alunos tiveram facilidade para ordenar as imagens e na produção textual percebeu-se que faltou um pouco de motivação por parte de alguns alunos que desenvolveram pouco as idéias. Muitos alunos tem dificuldades na produção textual e a concentração na sala é muito pouca porque existe muita conversa e barulho. Mas os alunos gostaram das atividades e a maioria participou ativamente da aula.

a) Nome: Bernardo Brentano
1-Quais foram as pistas que você encontrou nas imagens para ordenar os quadrinhos da história da Bruxinha Atrapalhada?
O vaso, os cacos, a vassoura e a magia.
2-Imagine que, na ordenação dos quadros, um aluno tenha trocado os dois últimos quadros da seqüência. Seria possível a seqüência? Por quê?
Não, porque no último quadro não há mais cacos.
3-Recorte a história que você colocou, em ordem. A cada seqüência dos quadros, marque a união das partes da história com as palavras chave a seguir, destacando-as. A seguir algumas sugestões: então, logo depois, assim que, mais tarde, depois disso, nesse momento, por isso, porque, pois, mas, entretanto, portanto.
A Bruxinha Atrapalhada
A Bruxinha levava o vaso a sua amiga, então tropicou em uma pedra, nesse momento ela caiu e o vaso quebrou, ficou triste pois era um presente lindo.
Logo depois ela pensou em fazer uma mágica e fez. Depois disso apareceu uma vassoura, assim que apareceu a vassoura e ela logo começou a limpar porque ninguém gostava de sujeira, mais tarde quando acabou foi para casa.

b) Nome: Angélica Valenzoela
1-Quais foram as pistas que você encontrou nas imagens para ordenar os quadrinhos da história da Bruxinha Atrapalhada?
Ela levando o vaso, e depois ela com a vassoura, varrendo e deitada, etc.
2-Imagine que, na ordenação dos quadros, um aluno tenha trocado os dois últimos quadros da seqüência. Seria possível a seqüência? Por quê?
Não, porque nunca ela está.
3-Recorte a história que você colocou, em ordem. A cada seqüência dos quadros, marque a união das partes da história com as palavras chave a seguir, destacando-as. A seguir algumas sugestões: então, logo depois, assim que, mais tarde, depois disso, nesse momento, por isso, porque, pois, mas, entretanto, portanto.
A Bruxinha Atrapalhada
Ela está contente com seu vaso novo quando então ela tropicou e caiu e o vaso novo quebrou mais tarde ela pegou uma varinha mágica e transformou então em uma vassoura nesse momento ela varreu e deixou tudo bem limpo e ela falou que estava triste porque seu vaso tinha quebrado.

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2. Profª Maria Lúcia Colling Lenz para 5ª série – Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria.
a) Provérbios Modificados
Alunos: Andressa e Taís
- Sol e chuva, casamento de uva.
- Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Pé.
- Quem semeia vento colhe em novembro.
- A cavalo dado não se olha dobrado.
- Brigas de namorados, amores fabriados.
- É bem vindo quem vive pedindo.

b) Provérbios Modificados
Alunos: Fábio Andrei Klein e Alexandre Luis Stein
- Quem canta, seus bens espanta.
- Quem petisca não arrisca.
- Quem não tem cão, escapa com galinha.
- Querer é não poder.
- Ri melhor quem ri por primeiro.
- Sem se partirem os ovos se fazem os omeletes.
- Quem espera nunca chega.
- Mais vale um pássaro na mão do que nenhum voando.
- Longe de vista perto do olho.
- Ir ao vento, ganha um assento.
- Devagar se vá também ao perto.
- Homem prevenido igual o sapo desnutrido.

3. Profª. Ana Carmem Philippsen Führ – Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria – Bom Princípio Baixo
a) Produção textual
Aluna: Joana Lenz
M!
Marcos Marciano Macacado Mercedez, músico maestro marchara, macacos molhavam músculos médios. Menino mentalmente machucado mordia mortadelas manualmente mortas. Muitas mulas melhores macacavam Marechal Maridadas.
Muleando melhor meu marido morreu! Murmurava Márcia.
Melhores mandos mudarão!

b) Produção textual
Aluna: Fabiane
A!
Aline, Ana, Adriana amigas andavam antenuosas amando as andorinhas.
Acredito assim apareciam apoiando as andorinhas alegres andavam.
Amigas Aline, Ana, Adriana amizades acreditavam à aliança à amizade. Amigas alegres, apoiavam animais antes aniversariaram a Ana.
As amigas abusavam acertar ao alvo. Ana, Aline, Adriana andaram administrando. Abusar afigurar agrauar, agradecer, Andréia assim a animar.
A Aniversariante Ana!

c) Provérbios Modificados
Aluno: Cleiton Fernando Hergesell
- Tal pai, tal filho
- Quem ri por último, ri melhor
- Quem não tem cão, caça com gato.
- Sol e chuva, casamento de viúva
- Onde canta o galo, galinha não canta.

- Tal pai, tal filha
- Quem ri por último, ri feito idiota.
- Quem não tem cão, caça com um tanque.
- Sol e chuva, o tempo pirou.
- Onde canta o galo, é hora de matar ele.

Aluna: Natália Dierings
- De boas intenções o inferno está cheio.
De boas intenções o céu está vazio.
- Infeliz no jogo feliz no amor.
Feliz no jogo, infeliz no amor.
- Quem casa quer casa.
Quem casa quer ponte.
- Filho criado trabalha dobrado.
Filho não criado fica calado.
- Não há fumo sem fogo.
Não há fogo sem fumo.
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4. Profª Clair Teresinha Traesel – Escola Municipal de Ensino Fundamental Mainardo Pedro Boelhouwer
Produção textual de alunos da 8ª série:
a) Nome: Marlon Antônio Berres Lanius e Jean Carlos Artus
Uma Manhã Estranha
Djeimon acordou assustado, suado e todo sujo de lama. Olhou ao seu redor e percebeu que seu quarto estava do mesmo jeito que ele.
Levantou-se devagar, estava todo atordoado. Não se lembrava de nada.
Foi para o banheiro e tomou um banho para se higienizar e relaxar.
Ligeiramente percebeu que era quinta-feira e estava atrasado para o trabalho. Apressou-se em se vestir e tomou seu café da manhã tranqüilamente embora estivesse atrasado.
Pegou seu chapéu e saiu para rua. Um forte vento soprou-lhe no rosto, balançou uma macieira e várias maçãs foram voando com o vento e como mágica uma maçã voou em seu braço.
Então deu uma bela mordida na maçã então se lembrou do que lhe ocorrera na noite anterior.
Terminou de comer sua maçã e jogou no lixo de um beco do Teatro Municipal e decidiu que só ele saberia o que lhe ocorreu naquela noite.

b) Nome: Maiquel
Meu dia-a-dia
Logo quando acordo, faço minha ginástica diária e tomo uma bela chuveirada, porque sei que vou ter um dia daqueles no escritório. Depois que me enxugo tenho que usar aquele terno e gravata que odeio, aquilo incomoda demais, mas fazer o que se sou obrigado a usar.
Quando me visto vou para a mesa tomar meu café da manhã, que Dona Dirce, minha empregada deixa sempre pronto para mim. Depois que acabo o café vou escovar os dentes, pois já está na hora de ir para o trabalho.
Antes de sair, olho sempre para fora, para ver como está o tempo, se está nublado, pronto para chover levo meu guarda-chuva, pois vou sempre caminhando, é bom para saúde.
Na metade do caminho sempre pego uma maçã, na mesma árvore e por algum acaso jogo o caroço sempre na mesma lixeira, pois lixo tem que ser jogado no lixo.
Quando chego no trabalho, fico um pouco estressado, pois é muito cansativo, mesmo ficando todo o dia sentado a gente se incomoda muito.
E esse é meu dia-a-dia, todo o dia a mesma coisa, a rotina de sempre, mas eu sou feliz.

c) Nome: Gean Correa
A Morte Inesperada!
Era uma manhã normal como qualquer manhã de segunda-feira.
Ao amanhecer seu Pedro tomou banho com grande tranqüilidade, vestiu seu traje de serviço e foi para a mesa, onde tomou seu café.
De repente algo inesperado aconteceu, o telefone tocou:
- Alô, é da casa do seu Pedro?
- Sim no que posso lhe ajudar?
- É que uma mulher faleceu hoje na primeira hora da manhã ,em sua carteira constava este número de telefone. Gostaríamos que comparecesse no necrotério para fazer o reconhecimento do corpo.
Obrigado por sua atenção, e tenha um bom dia.
Sem demora, pegou um chapéu e um guarda-chuva, pois nunca se sabia, o tempo era louco.
Indo para a necropsia passou por uma macieira onde resolveu pegar uma maçã. Comeu-a rapidamente e jogou os restos em um lixo ,quando chegou no lugar indicado pelo telefonema.
Mostraram-lhe a mulher e um grande susto... Sim! Era sua mãe.
Ele ficou em prantos, ligou para seu chefe e disse que faltaria.
Talvez aquele dia marcasse sua vida! Ou talvez seria só um dia sem uma rotina normal.

d) Nomes: Cristine e Marcos
Nada como um dia após o outro!
Em um dia de muita chuva, Airton vai direto para o banho, demora muito. Depois do banho ele vai até seu quarto e escolhe a roupa que vai vestir para ir até o seu trabalho.
Depois de demorar uma eternidade para se vestir ele tomou o seu café da manhã, bem reforçado. Preparado com carinho por sua esposa Maria que acabara de sair para fazer compras.
Depois de tomar seu café da manhã vai até o banheiro para lavar suas mãos, alguns momentos depois ele vai até a sala, pegar o seu chapéu e seu guarda-chuva porque estava chovendo muito lá fora.
Ao passar pela calçada ele avista uma linda macieira. Ele procura pela fruta mais madura que poderá haver na árvore. Quando vê uma fruta, lá no alto ele só consegue pensar: “Como poderei pegá-la?” Até chegar uma conclusão: subir na árvore e pegá-la. Mas logo ele percebe que isto não dará certo porque estava chovendo muito.
De repente passa um garoto, e Airton com toda a sua educação pediu para o menino pegar a moça para ele. O garoto sem muito pensar subiu na árvore e pegou não só uma, mas muitas maçãs. Então Airton pegou uma maçã, agradeceu o garoto e foi embora. Quando comeu a maçã jogou a semente e o caroço no lixo e foi para o trabalho.

e) Nomes: Juciane e Daniela
Um dia após o outro
Todos os dias Jéferson vai trabalhar, ele mora em uma casa simples, um pouco afastada do centro.
Ele é marinheiro e viaja por todos os lugares, pelos 7 mares! De manhã Jefer, como gosta de ser chamado, toma um bom banho, veste suas roupas e vai tomar café da manhã, antes de sair pega seu chapéu.
A caminho do trabalho tem muitas árvores com frutas, a que ele mais gosta é a macieira, quase sempre pega uma maça quando passa ali, e depois de comer, joga as sementes no lixo de uma rua sem movimento.
Aos sábados ele não precisa trabalhar, então joga futebol com os colegas de serviço. No último sábado chovia, mas como eles jogam em um salão, não pararam de se divertir. No domingo ele se reúne com a família, joga bola com seus irmãos até a tardinha. Na segunda-feira Jefer volta a trabalhar, de meio dia almoça com sua mulher e seus filhos na escola e volta ao serviço.
De noite volta para casa e vai descansar um pouco depois de assistir o noticiário na TV.

f) Nomes: Tatiana e Fabiane
O Pobre Homem Rico!
Em uma enorme cidade do estado de São Paulo, havia uma enorme mansão, nela morava um simples homem, que só possuía uma perna, dependia de muleta para se locomover, sua rotina era muito agitada, porém muito cansativa e repetitiva, todos os dias saia de sua casa para concluir as mesmas tarefas, tudo começava com seu banho vestia-se, tomava seu café, mas nunca saia de casa sem seu chapéu.
Ele era um homem importante, dono de uma enorme empresa, mesmo assim uma pessoa simples, saía todo dia a pé para trabalhar ele acreditava que todas as pessoas são iguais. Quando chegava a sua empresa fazia seu trabalho com muito empenho e capacidade mesmo sendo o dono da empresa, quando o dia acabava era hora de voltar para casa.
Assim era sua vida, cheia de obstáculos, porém obstáculos capazes de serem vencidos com muita força e vontade de viver.

5. Profª. Nelson Aloísio Rambo – Professor da Escola Estadual – Relatório do Professor cursista:
Após o encontro dia 25 de agosto, no qual trabalhamos as Unidades 17 e 18 desenvolvi a aula nº 06 da Unidade 18 que tem como tema Estilística, Coerência e Coesão. A aula foi desenvolvida no dia 11 de setembro de 2009 numa 5 ª série, sendo que após uma leitura coletiva e individual do texto e devido comentário, os alunos iniciaram as atividades propostas.
Pude constatar que a atividade interessou muito os alunos, porém , alguns, conforme as atividades anexas, tiveram problemas para resolvê-los, sendo que percebi que falta-lhes práticas de leitura e interpretação. Aliás, leitura e interpretação de textos é um problema sério que talvez todo professor está enfrentando, pois vivemos numa era visual e é difícil conseguir que os alunos lêem um texto ou obra inteira e muito menos conseguir fazer um comentário sobre o texto que leram. Fica muito mais fácil tirar da Internet o resumo do que ler um livro.

6. ATIVIDADES DE CASA
a) Aplicar aulas da Unidade 18 e 19 do AAA5 e/ou TP5
b) Ler Unidade 20 do TP5
c) Próxima aula 22/09

Muito bom o envolvimento de todos os professores na aula.

Um comentário:

  1. uashuahuahsuahsuahs nao acredito olha quanto erro de concordancia (entao entao) mas sempre sao validas as tentativa kkkkk
    P.S :O ARTUS N AJUDO A ELABORAR O TEXTO :@

    MARLON LANIUS (MUITOS ANOS APOS)

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