quarta-feira, 23 de setembro de 2009

AULA Nº X – GESTAR II
LÍNGUA PORTUGUESA

Profª FORMADORA – MARLI SCHMIDT KREUTZ

Data: 22/09/09 - Nº de alunos presentes 22



1. Abertura da aula com a mensagem “Viagem para dentro de si”.

2. Apresentação do Relatório das aulas aplicadas aos alunos nas Escolas:
2.1. Profª Érica Wiest Gass

Apliquei a aula número 04 da Unidade 18 que trata da Coerência Textual (AAA5).
Esta aula baseou-se na reestruturação de um texto que continha 12 lacunas.
A escolha das palavras que completassem o sentido do texto levou-os a pensar e compreender melhor o sentido do texto como também a coerência e concordância.
Constatou-se que somente os alunos que não fizeram leitura prévia tiveram dificuldades e fugiram da seqüência lógica das informações do texto.
Houve grande envolvimento nesta atividade.

************************************************
Organizando Idéias

Nesta aula é apresentado o texto, “O menino no Espelho” de Fernando Sabino, para ser lido e relido com muita atenção ao acontecimento da seqüência dos fatos.
Após lido e compreendido o texto, foi lhes apresentado o texto em fragmentos para ser reorganizado, sem o auxílio do texto original. Esta atividade foi iniciada em dupla e concluída em grande grupo, sempre chamando atenção para a coerência das idéias e a seqüência das informações.
O segundo texto foi entregue em tiras, em forma de “quebra-cabeça textual”, a fim de ser organizado, em duplas. Foram orientados a seguir pistas que orientassem para a coerência das idéias.
Montaram, reescreveram e leram para o grande grupo. Por fim foi analisada a clareza dos textos.
Os alunos ficaram muito atentos nesta atividade.

*****************************************************

aula 04 e 05 da Unidade 19 do AAA5


Relacionando Imagens

Palavras que colam idéias
Aula 04
Esta aula foi introduzida por questionamentos, tais como:
• Quem gosta de histórias em quadrinhos?
• Quem já produziu uma HQ?
• Quem conhece a turma da Mônica?
• O que sabem sobre a Mônica? Suas reações?
• E o cebolinha?
• ......

Em seguida visualizaram e ordenaram a tira, sugerida nesta aula, conforme a sua interpretação. A interpretação foi realizada oralmente, em grande grupo.

Aula 05
A partir da compreensão da aula anterior, análise da tira do Cebolinha e da Mônica, os alunos construíram o texto escrito.
Foi-lhes solicitado atenção especial aos elementos de coesão de uma narrativa. Os textos foram socializados e comentados.
Seguem alguns textos elaborados:

a) Nome: Milena Birk
Mônica e Cebolinha
Um dia Cebolinha estava andando com uma rodinha na mão. Sua rodinha se desprendeu do cabo e saiu rolando.
Mônica estava passando, muito braba e Cebolinha colocou a rodinha na cabeça como se fosse um anjo.

b) Nome: Rafael Carvalho
A Confusão
Cebolinha saiu para brincar quando avistou a Mônica que vinha furiosa com ele, pegou e escondeu o bastão e botou a roda em cima da cabeça para fingir que era um anjo.
Depois que Mônica foi embora Cebolinha voltou a brincar.

c) Nome: Leonardo Henkes
Mônica e Cebolinha
Cebolinha estava dando umas voltas no parque quando achou uma madeirinha e uma rodinha. Então ele resolveu empurrar aquilo.
Ele foi empurrando até achar Mônica que estava furiosa. Ela perguntou para que servia aquilo, então Cebolinha botou a rodinha na cabeça fingindo de anjo.

2.2. Profª Geneci Fátima Rigo Weber

Relato da aula nº 03
Brincando com os sons
A aula nº 03 do caderno AAA5 – versão aluno – foi ministrada na turma da 8ª série da Escola ELO. Comecei a aula cantando a música “Adeus Sarita”, depois pedia eles quem conhecia a música. Alguns disseram que sim. Dei o poema, fiz uma leitura bem pausada, com entonação. Depois todos fizeram a leitura juntamente. Muito boa leitura.
Para compor o quadro (nome, verbo, adjetivo), os educandos tiveram um pouco de dificuldade. Mas, enquanto faziam, eu ia explicando o que é nome, verbo, adjetivo. Para finalizar elaboraram um poema com o nome de alguém conhecido. Os educandos envolveram-se bastante.

a) Nome: Paula Betânia Schmitt
Avaliação da aula
Achei muito interessante a aula de hoje porque alguém além de ser algo divertido, onde todos interagem uns com os outros, classificamos palavras, aprendemos novos vocabulários e tudo isso sem nem perceber, pois estávamos muito envolvidos na parte divertida dos poemas e rimas. “Amei a aula”.

b) Nome: Liési Diane Giehl
Poemas

São Leopoldo
É o seu lugar.
Saiu de lá.
E foi como locutor
Trabalhar.

Lendo, lendo
Falando, falando

Acabou cantor
Lançado.
Lê livros e revistas.
Com orgulho de ser gremista.

Gosta do ator Lima Duarte
E da música “estrela” da Gil

Tem um afilhado
Que adora ter ao lado.

Logo, logo
Veio o sucesso estrelado
Cantando “maluca”
No meu rádio.

c) Nome: Cheila Maris Guihl
Sábia Donzela

Sandra Silveira da Silva Scharneck
Sabe o que quer
Sabe o que ser
Sonha em ser sonora princesa
Sincera menina, linda e morena.

Sai de sua singela casa
De cima do seu morro sagrado
Sai saboreando seu sonho encantado
Sai andando, correndo e vai
Sai sonhando, ao pé de sua sombra.

Sua semana começa cedinho
Sai do seu ninho
E vai pro seu banho
Cantando e sorrindo,
Sempre sonhando.

d) Nome: Wilian Vagt
Leonardo
Leonardo Henrique Michelson
Não é velho nem novo.
Tem o cabelo branco
Por isso o chamam de ovo.

Num poema disse que
Planta maconha
Ms que burrice.
Ele não tem vergonha.

Ele escondeu a maconha
Debaixo da fronha.
A polícia chegou na casa dele
E mandou chumbo nele.

*********************************************

Relato
Atividade 5 (pág. 78) do TP5 Unidade 18
Coerência textual

Inicialmente os educandos foram questionados sobre o que sabiam a respeito de coerência,o que essa palavra significava para eles. Uns sabiam, outros não. Após copiaram uma definição do vocábulo COERÊNCIA. Lemos juntos e comentamos.
Num 2º momento apresentei o texto BRASIL RECICLA MENOS DE 5% DE SEU LIXO URBANO. Lemos o texto e comentamos. Depois fizeram as 5 questões propostas. Houve dificuldades na elaboração das respostas. Por isso, percebi que a coerência precisa ser trabalhada de forma intensa com os nossos educandos. Falta clareza e determinação nas respostas. Precisamos investir muito mais nesse aspecto. A aula foi produtiva porque os educandos conseguiram perceber suas dificuldades.

2.3. Profª Donizete Marianof Justen

Relatório de aplicação de aulas
No dia 17/09/2009, apliquei a aula nº08 – O enlace de idéias, unidade 19, livro AAA, na 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Branco de Dona Belinha. No primeiro momento, apresentei a proposta da aula e desafiei os alunos a responderem as dez questões propostas no quadro negro. Ao concluírem a parte A, comecei a ler as questões e os alunos espontaneamente liam suas respostas. No segundo momento, coloquei no quadro mais dez afirmações e eles deveriam associar simultaneamente cada afirmação a resposta dada anteriormente. Ouve muita descontração, a diversão foi geral. Concluída a parte “A e B”, partiu-se para a produção textual. Posso considerar satisfatório os textos produzidos, visto que esta turma é muito participativa e atenciosa nos trabalhos.
a)Nome: Zenaide
Foi em pleno inverno, no dia 20 de julho de 2007, foi a noite mais agitada em minha vida, eu estava saindo de uma festa da casa de minha amiga, quando uma enorme tempestade se fez, o vento era muito forte e logo começou a chover, de repente um moço me chama e eu aceitei a carona, mas ficamos parados lá, pois não havia condições de ir embora.
E foi dentro de um carro em São Paulo em que nós nos conhecemos, os seu nome era Henrique e morava no Rio de Janeiro, seus olhos eram azuis e brilhavam a me olhar. E foi dentro daquele carro vermelho, em que nós nos beijamos a primeira vez. Depois de um tempo a chuva cessou e ele me levou para casa.
Uns dias se passaram e ele veio me procurar, conversamos por um tempo e resolvemos começar a namorar. Aos poucos fui descobrindo que ele tinha um único defeito: medo, medo de me perder. Foi então que decidimos nos casar, depois de 2 anos de namoro e de noivado.
O nosso enlace matrimonial foi o dia mais feliz da minha vida. A banda Schampion animou a nossa noite, com a nossa música: você me tira do ar. E depois fomos para a nossa lua de mel, que claro, foi num quarto, as despesas foram grandes, R$ 300,00 mas valeu a pena, além de comer muito macarrão, tomamos um bom vinho, para festejar a nossa primeira noite de casados.
Luisa e Henrique ficaram para sempre juntos e felizes, desde o dia em que se uniram pelo enlace matrimonial.
* Avaliação das aulas:
As aulas foram muito legais, divertidos, com novos assuntos muito interessantes, como por exemplo as histórias do enlace matrimonial.
Gostei muito das aulas, foram ótimas...

b) Nome: Rafael Van Der Sand
Enlace Matrimonial
Um certo dia fui ver o jogo do internacional e conheci o D’Alessandro. Ele me falou que tinha uma filha. Nos conhecemos em Holanda onde compramos um sapato número 7 para o filho que teríamos no futuro.
A cor dos olhos dele eram vermelhos e ela descobriu que meu único defeito é não gostar muito do Grêmio, e ela ficou feliz porque ela é colorada.
O tempo de namoro durou 2 meses e logo após nos casamos numa igreja muito simples. Saquei no banco R$ 40.000,00 para o casamento e a lua de mel. Contratei a Banda G10 para tocar na nossa festa.
O local da lua de mel foi no estádio Beira-Rio no vestiário. Lá eu e ela fomos numa loja do lado do estádio e compramos um sanduíche de mortadela para cada um e nós vivemos muito felizes.
* Avaliação das aulas
As aulas foram muito boas porque nós aprendemos muitas coisas sobre textos etc...

c) Nomes: Ana Paula e Vanessa
Felipe Frances Ferrudo Feio
Felipe Frances Ferrudo Feio feriu-se feiamente ficando feio.
Fortemente ferrudo foi ficar falido. Ficando Felipe Frances Ferrudo Fei foragido ferido. Facilmente fugiu, foi filosofar. Ficou figurante fazendo filmes. Festejando ficou feliz.
Formado ficou folgado fazia fotos focalizado fez fuxico. Felipe Frances Ferrudo Feio ficou fuxiqueiro. Fabricou fábulas fascinantes, fanático, fantástico.
Fez família felicíssimo forçado ficou fortemente falado.
Felipe Frances Ferrudo Feio ficou fascinado feliz festejou fevereiro.

2.4. Profª. Glaci T. B. Ullmann

Relatório da aula aplicada na 6ª série:
A aula no 3 “Brincando com os sons” do livro AAA5, páginas 22 e 23 foram aplicadas no dia 2 de setembro de 2009.
Iniciando minha aula fiz a seguinte pergunta:
- Quem conhece uma Sarita?
Somente um aluno da turma levantou a mão e disse que ele conhecia uma Sarita, pedi que ele falasse sobre ela. Após a descrição apresentei a minha “Sarita”, li o texto, os alunos adoraram, foi uma aula muito divertida. Lemos o texto de várias maneiras. Passamos para as atividades.
Percebi que os alunos gostaram muito da aula pois se envolveram de forma especial, produzindo poemas diversos e criativos.

a) Nomes: Fernando e Jésica
Quebra-cabeças textual:
O Cão e a Máscara!
Procurando um osso que roer, encontrou um cão uma máscara: o cão farejou-a e, reconhecendo o que era, desviou-se com desdém. A cabeça é de certo bonita, era formosíssima, e de cores tão belas quão animadas; disse: mas não tem miolos.
Moralidade: Sobram nesse mundo cabeças bonitas, porém desmioladas que só merecem desprezo.

b) Nome: Fernanda Schäfer
Poema:
Ana Angst Araújo Ames

Nasceu assim
Assim será
Atenta ela é
Animada sempre ta.

Quer ser estrela
Do amanhã
E não quer casar.

Ana cresce
Aprontando
Aproveitando a vida
E não quer casar
Será?

Ana Angst Araújo Ames Andrade
É mascote
Não é mais solteira
Casou-se
Com o técnico
Da Seleção Brasileira.

c) Nome: Eduarda Klein
Aulas do Gestar:
Gostei muito dessa aula porque a professora passou um texto da Sarita. Esse texto explica sobre sua vida. Então de modelo fizemos um poema sobre nossa Sarita. Essa aula foi muito mais legal que as outras aulas. Aprendi a fazer rimas com uma letra do alfabeto.
Continue fazendo aulas assim boas e legais. Obrigado!

3. Avaliação escrita das aulas do Gestar II – Língua Portuguesa até a presente data:

3.1. Prof. Wilson Luiz Neuberger

Nesta primeira etapa, que iniciou dia 09 de junho de 2009, estudamos os TP (Teoria e Prática) e os AAA(Atividades de Apoio à Aprendizagem) 3, 4 e 5.
Vários foram os temas e assuntos abordados, que serviram para orientação dos educadores, bem como para aplicação de aulas junto aos alunos.
O material é excelente, bem elaborado, claro. As atividades de fácil aplicação. Pelos relatos dos professores, este material foi muito bem aproveitado.
Quanto ao trabalho realizado nas escolas, percebeu-se que os alunos adoraram e adoram as atividades propostas, realizam-nas com muito interesse e dedicação, melhorando o aprendizado, tanto que destacam o interesse em trabalhar com este material.
Algo que prejudicou um pouco a aplicação e o estudo do material deste programa foi o tempo, pois os nossos encontros foram quinzenais.
Creio que, após o curso, teremos condições mais favoráveis e, com certeza, realizar um trabalho com mais tempo e dedicação.
Quanto à monitora, pode-se afirmar que está muito bem preparada e segura.

3.2 Profª. Clair Teresinha Traesel Angst

Ao iniciarmos as aulas do Gestar II encontramos dificuldades para a organização do cronograma dos encontros, mas os ajustes foram feitos e graças a todos está funcionando muito bem.
Quanto a aplicação em sala de aula não senti maiores dificuldades. Muito pelo contrário, os alunos demonstram interesse colaboração e dizem que são aulas diferentes, dinâmicas e que não são tão sérias como de costume. Que eles aprendem brincando e que as aulas são mais produtivas e garantem o aprendizado.
O material que recebemos é ótimo e diversificado e, eu, como professora, estou gostando de trabalhar desta maneira.

3.3 Profª Terezinha Dietz

O curso Gestar II está sendo muito válido, pois veio ao encontro da necessidade de buscar novas técnicas / atualização ou melhor, , “reciclar-se”.
Ressaltando que as palestras / cursos de aperfeiçoamento que tenho participado são apenas teoria e esse curso dá sugestões para inovar as aulas e torná-las mais dinâmicas e produtivas.
A metodologia de estudar em conjunto, aplicar e depois socializar as aulas, torna o curso mais rico, pois cada educador tem oportunidade de expor as experiências, resultados obtidos em sala de aula.
Os educandos estão gostando e participando ativamente das aulas e isso fica evidente nos depoimentos.
Na minha opinião, esse é um dos caminhos para a educação de qualidade que tanto almejamos.

3.4. Profª. Janete Marschall Stumm

O curso do Gestar II é muito bom, pois traz atividades práticas diferentes e envolventes. Geralmente, quando se participa de um curso a gente cria uma expectativa que muitas vezes é frustrada, pois a teoria aparece sempre, mas a prática fica a desejar. Ao contrário, no gestar o curso todo é prática com dinâmicas e aulas variadas. Os alunos se envolvem nas atividades de escrita, produzem sem se dar em conta que estão fazendo uma “redação” que para eles é algo chato.
O relato das aulas aplicadas é importante porque escutando o colega vemos que esta ou aquela aula é interessante.
As dificuldades encontradas se referem ao pouco tempo que se tem para aplicar as aulas entre um encontro e outro, pois se o encontro não é quinzenal é semanal. O curso deveria ter iniciado antes para não ter este acúmulo de encontros. Como as escolas têm os seus próprios projetos e andamento, muitas vezes, as atividades da escola ficam prejudicadas pelas atividades do Gestar ou vice-versa.
Outras dificuldades se referem ao fato, de muitas vezes, não se conseguir dar uma seqüência às aulas aplicadas, pois se vai pulando de uma unidade para outra, de um TP para outro sem conseguir dar um fecho para as unidades.
Mas, com certeza, o material é riquíssimo e vai melhorar a qualidade de ensino.

3.5. Profª. Donizete M. Justen

O material utilizado é muito importante, pois apresenta novas metodologias, trazendo dinâmicas e sugestões de produções textuais.
Semanalmente aplico aulas do Gestar nas turmas que leciono, e o que percebo é que os alunos estão escrevendo com mais naturalidade e espontaneidade.
As aulas são todas dinâmicas, apresentando diversas técnicas e de fácil compreensão dos alunos.
Em relação aos encontros, são bons, o momento das socializações das aulas aplicadas é valioso. Este momento sempre desperta ou não, o interesse de aplicar esta ou aquela aula.
Para mim, a maior dificuldade é o acúmulo de tarefas visto ao número de horas / aulas que tenho e os encontros do Gestar coincidem com o turno do meu planejamento, dificultando a organização das demais atividades na escola.
Mas, dentro das minhas possibilidades, estou participando do curso, procurando dar conta das minhas obrigações profissionais.

4. Apresentação e debate sobre a Unidade 20 do TP5
- Aplicação de algumas atividades da Unidade 20 TP5 – Trabalhos em grupo – socialização – debates.

5. Atividade de casa
Aplicar aulas da Unidade 19 e 20 do AAA5 aos alunos, nas escolas. Fazer relatórios e depoimentos de alunos das aulas aplicadas.

6. Assistir o filme: “PRO DIA NASCER FELIZ”

7. Fechar a aula com a mensagem: “Minha árvore de amigos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário